Áudio binaural: efeito 3D em fones de ouvido estéreo...

Modelo de cabeça humana pode ser usado para gravações binaurais (Fonte da imagem: Wikipedia)

Usando apenas o sentido da audição, por exemplo, é possível perceber quando alguém está se aproximando e até mesmo de qual direção vem determinado barulho ou grito. Para a nossa alegria, nossos ouvidos evoluíram dessa forma, possibilitando que possamos captar a profundidade de alguns sons.
Para criar uma imersão ainda maior em experiências cinematográficas, foram desenvolvidos sistemas de áudio que possibilitavam emular a forma como os áudios deveriam ser ouvidos caso a cena de um filme acontecesse na vida real. Entretanto, esses sistemas dependem da instalação de diversas caixas acústicas e da posição do telespectador.
Mas poucos sabem que, com alguma criatividade e um pouquinho de trabalho extra, é possível recriar a experiência desses sistemas de áudio 3D com uma técnica especial de gravação conhecida como binaural. A grande vantagem é o fato de que o ouvinte precisará ter apenas um fone de ouvido estéreo, os mais comuns, para se divertir com a tecnologia.
Como Botei resumidamente, vocês poderam ler mais nesse link aqui: http://www.tecmundo.com.br/11683-audio-binaural-efeito-3d-em-fones-de-ouvido-estereo.htm#ixzz1SVWyF3VV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!